COMENTANDO TROVAS (Por Renato Alves) – UBTN Nº- XII
31.10.2025:
Na modalidade “Trova de humor”, é mais que conhecida a preferência absoluta pela temática da “SOGRA”. Esta figura familiar sofre, há décadas, sistemática zombaria e chacota por parte dos genros. Após demorada pesquisa, não encontrei qualquer composição em que a sogra tivesse levado a melhor nesse embate.
Nas duas trovas abaixo, porém, percebo uma certa reação, reconhecida pelo próprio genro, uma espécie de “vingança” das sogras em relação ao tratamento recebido. O enfoque dado à ação da sogra, e não do genro, é que distingue o efeito humorístico do achado, tornando as trovas primorosas.
Minha sogra não reclama
do bom trato que lhe dou;
até de “filho” me chama...
só não diz que filho eu sou!
Elton Carvalho
A minha sogra me deu
um troféu e uma medalha...
e, no diploma, escreveu:
“VENCEDOR – TEMA: CANALHA”
Sérgio Ferreira da Silva
COMENTANDO TROVAS (Por Renato Alves) – UBTN Nº- XIII
31.10.2025:
O PERDÃO é um ato de amor tão nobre que fortalece tanto o coração de quem é perdoado, como o de quem perdoa. Quem pede perdão demonstra humildade e quem pratica o perdão capacita-se a continuar perdoando mais ainda; ambos aprimoram-se espiritualmente numa espécie de círculo virtuoso...
Vejamos como os autores das trovas abaixo conseguiram sintetizar esta ideia associando o perdão aos efeitos que ele gera no coração do ser humano.
O perdão é luz na treva
do coração da pessoa...
Quem se ilumina se eleva
e quem se eleva, perdoa.
Alfredo de Castro, Pouso Alegre
Tão doce o perdão ressoa
nas fibras do coração...
Mais nobre que o que perdoa
é o que suplica o perdão.
Humberto R. Neto, S.Paulo

