Fundador
Luiz Otávio
Luiz Otávio
1916-1977
Luiz Otávio, primeiro presidente da União Brasileira de Trovadores, era o pseudônimo usado por Gilson de Castro, cirurgião dentista, que nasceu no Rio de Janeiro a 18 de julho de 1916 e faleceu em Santos em 31 de janeiro de 1977. Foi ele, na década de cinquenta que deu um grande impulso à trova, divulgando-a, maciçamente, no rádio, nas revistas e nos jornais, culminando com o lançamento do livro "Meus Irmãos, os Trovadores", em 1956. Este livro que reuniu 2.000 trovas de autores diversos sendo considerado como marco inicial do movimento dos atuais trovadores. Em 1960, contando com a colaboração de J. G. de Araújo Jorge, Luiz Otávio lançou os I Jogos Florais de Nova Friburgo, iniciativa que se espalhou por todo o território brasileiro e ainda hoje é a principal forma de divulgação da trova no Brasil. Com os Jogos Florais multiplicaram-se os trovadores a tal ponto que para melhor congregá-los foi fundada em 21 de agosto de 1966 a União Brasileira de Trovadores. Entidade que presidiu desde a fundação até 1969.
Luiz Otávio, por seu trabalho em prol da trova recebeu o título de Presidente Perpétuo da UBT é considerado o príncipe dos Trovadores brasileiros. Título esse recebido durante Congresso de Trovadores realizado em São Paulo no ano de 1960. Tornou-se Magnífico Trovador em face a classificação nos anos de 1972/73 e 74, nos Jogos Florais de Nova Friburgo-RJ.
O dia 18 de julho transformou-se, por força de lei, no Dia do Trovador em dezenas de municípios por todo o Brasil e em alguns estados da federação, em homenagem a LUIZ OTAVIO por tudo o que ele represente para a trova no Brasil. (Andréa Motta).