top of page

Nota de Falecimento

Com profunda tristeza, a Diretoria Nacional da União Brasileira de Trovadores, comunica o falecimento da trovadora Élbea Priscila de Souza e Silva, ocorrido no dia de hoje – 05 de junho de 2023.


Élbea nasceu em Piquete-SP em 16 de janeiro de 1942, residia em Caçapava. . Professora, poetisa e escritora. Trovadora, respeitadíssima nos quatro cantos do país, foi vencedora de incontáveis concursos de Trova. Desde 1984, dedicou-se às trovas, poesia livre e contos, tendo recebido inúmeras premiações por todo país. e exterior. Publicou os seguintes livros: Retalhos D’Alma - Trovas de A a Z – livro de trovas; Sentidos e Sentimentos; Renascer – literatura de cordel; A luta da sociedade contra a dependência química - Renascer – literatura de cordel; Canudos – literatura de cordel; As Histórias do Macaco – conto infantil e As Histórias do Macaco 2 – conto infantil. Está no aguardo para publicação “Devaneios de Eva”. Aos 14 anos recebeu seu primeiro prêmio e lá pra cá não parou mais. Ocupava a cadeira nº 08 da Academia Caçapavense de Letras cujo patrono é Dr. Pereira Bueno. Recebeu, no dia 14 de abril de 2022, o título de "Cidadã Caçapavense.


São de sua autoria as trovas que se seguem:


Líricas/Filosóficas:


Pertenço a um tempo em que flores, donas de próprias linguagens, apadrinhavam amores com perfumadas mensagens...


Xeque-mate, sem saída, me entrego, todo humildade, se o tabuleiro é o da vida, se o contendor é a saudade...


Alegre, meiga, estouvada,

em constante movimento, tão inconsequente e amada, a brisa é a infância do vento...


Humor:


A banda toca um dobrado e a multidão se eletriza, mas mantém o olhar colado no “shortinho” da baliza !


- Esta pimenta é de cheiro? Pergunta com azedume, e o garçom fala ligeiro: - Se não é... boto perfume!!!


Aquele tomate ousado diz à alface bem amada: -- Nosso encontro está marcado às seis... na mesma salada!


A diretoria nacional e todos os nossos associados se solidarizam com a dor dos familiares, amigos e dos que com ela conviveram nas esferas profissional, literária e pessoal, rendendo-lhe todas as homenagens.


Andréa Motta

Presidente Nacional

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page