top of page
Buscar

Eduardo A.O.Toledo: Homenagem Póstuma


ree

Faleceu nesta madrugada, dia 22 de outubro de 2025, o Notável Trovador, associado Benemérito e Ex-Presidente Nacional da União Brasileira de Trovadores (2004 a 2011).


Eduardo Antonio de Oliveira Toledo. Nasceu em Pouso Alegre-MG, em 6 de maio de 1941, filho do Desembargador Geraldo Toledo e Alvarina Amaral de Oliveira Toledo. Faleceu em 22 de outubro de 2025, aos 84 anos. Poeta, trovador, escritor, historiador, orador, advogado formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1966). Possuidor de uma biografia riquíssima, sua vida é um exemplo para todos nós.

 

Trata-se de uma personalidade plural, que exerceu funções de grande relevância Presidente Nacional da União Brasileira de Trovadores-UBT; Fundador e ex-Presidente da Academia Pouso-alegrense de Letras; Membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas, Membro da Academia Mineira de Trovas, Membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Membro-Correspondente da Academia Brasileira de Trovas, Membro-Correspondente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Membro-Correspondente da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte; Membro-Honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana, Membro-Honorário do Clube de Poesia de Uruguaiana, Membro-Honorário da Associação Uruguaiana de Escritores e Editores, Membro-Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana e da Academia de Trovadores da Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul; autor de sete livros (poesia e prosa), e participação em dezenas de coletâneas. Vencedor e Menções Honrosa e Especial em centenas de Concursos Literários do Brasil e Portugal. Atualmente presidia a Seção de Pouso Alegre -Minas Gerais da União Brasileira de Trovadores.

 

A sua lembrança, o seu espírito e exemplo são para nós da União Brasileira de Trovadores, inspiração segura e tornam doce a saudade que sentimos.


Orgulha-se a União Brasileira de Trovadores de ter a passagem de Eduardo A. O. Toledo, por sua casa, como página luminosa de sua história.

Assim é, assim há de ser.  


Entre outras trovas são de sua autoria as que se seguem:


Os meus sonhos vão ao léu,

pelas asas da ilusão,

plantando flores no céu,

colhendo estrelas no chão!

 

Adeus meu chão...vou risonho

pela tarde azul e mansa,

levando a roupa do sonho

na mochila da esperança!

 

A saudade se embaraça

e a paixão se intensifica...

- Não pelo instante que passa,

mas, pelo instante que fica!

 

No engenho do desencanto,

vou moendo a soledade

e destilando o meu pranto

no alambique da saudade!

 

Nas noites de dissabor,

quando a saudade é cruel,

o poeta imprime a dor

num pedaço de papel!


Conheça um pouco mais da trajetória de Eduardo Toledo no movimento trovadoresco assistindo ao vídeo abaixo.



A Diretoria Nacional

 
 
 

1 comentário


Jonathan Reis (UBT Congonhas)
há 8 horas

Excelente homenagem!

Que ele esteja em um bom lugar!

Curtir

Endereço:

Rua Fernando Moreira, 370. Centro. CEP 80410.120. Curitiba-Paraná

Email

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram

©2023 por União Brasileira de Trovadores

bottom of page